bannerguia bi

Guia Completo de Business Intelligence (BI)

A Inteligência de Negócios (também conhecida pela sua sigla em inglês, BI, de Business Intelligence) é um conjunto de processos aliados a ferramentas estratégicas para facilitar a visualização dos dados do seu negócio e fazer com que o processo de tomada de decisão seja cada vez mais focado nos panoramas reais do mercado, de seus clientes, da sua performance e da própria organização.

Saber usar os seus dados é revolucionário para os negócios de todos os segmentos, e nesse blog vamos mostrar porquê.

Onde vemos o BI na prática?

Pense nas suas marcas favoritas, no entretenimento que consome e nos eventos que participa. O que há em comum entre eles para ajudar a sua experiência a ser excelente?

Para toda marca de destaque no mercado hoje em dia vemos exemplos claros do uso aplicado da inteligência de negócios, desde as estratégias de marketing, até a forma como se comunicam e em muitos casos até mesmo em produtos e serviços oferecidos.

Muito do que é planejado para cada parte de um negócio é feito com o objetivo de obter o melhor aproveitamento possível, tanto na satisfação do público-alvo quanto para o resultado financeiro.

Um case conhecido é o de uso da inteligência de dados e de negócios na elaboração de séries e da estratégia da Netflix, empresa com presença em mais de 190 países e pioneira em seu segmento. Outro, é o uso de dados para criar experiências únicas e marcantes para os expectadores do Rock in Rio 2022, ou mesmo na otimização da performance de atletas e estratégias de negociações de times profissionais para a participação de eventos esportivos.

Em toda indústria, em toda área e em todo segmento é importante tomar decisões inteligentes com base nos dados dos negócios, e ao longo desse artigo vamos mostrar como o BI ajuda na construção de empresas data-driven.

Quais são os objetivos do BI?

O termo Business Intelligence (Inteligência de Negócios) não se trata de uma única estratégia ou receitas de bolo para impulsionar as vendas, mas é usado para englobar um conjunto de processos, métodos e ferramentas que ajudam a guiar decisões de negócios mais inteligentes, como o nome sugere.

Existem diversas vantagens para implementar o BI, e algumas delas são: diminui a distância entre as empresas, seus clientes e o mercado, auxiliando na entrega de soluções cada vez mais personalizadas e ajudando na criação e processos eficientes, ágeis e inteligentes.

Por esse motivo, o uso de BI pode se basear em alguns objetivos:

1) Analisar o cenário da empresa

Saber usar dados oferece uma visão realista e integrada da situação da organização, sendo possível ter insights mais realistas a respeito de como cada área está operando internamente, como andam as relações comerciais e com o mercado, e ainda ter insights poderosos com base em informações reais.

Ter uma estrutura de BI bem equipada ajuda a tornar isso uma realidade, transformando para sempre a realidade da sua empresa.

2) Melhorar processos e criar planos de ação

Quantas horas a sua empresa perde com relatórios manuais em cada setor, ou com reuniões estratégicas para discutir informações setoriais?

Uma estrutura de BI pode economizar muito tempo precioso, fazendo com que os seus colaboradores foquem em atividades mais importantes e estratégicas para o negócio. Além disso, com base nos insights de cada área é possível entender onde estão as principais ineficiências e traçar planos de ação realistas para combatê-las, como a implementação de processos ou de novas ferramentas para melhorar a performance.

3) Embasar a tomada de decisões importantes

Ser data-driven se trata de saber usar os dados, e isso é uma realidade especialmente na tomada de decisão. É muito importante ter acesso rápido e assertivo às informações do que está acontecendo em cada setor na hora de decidir onde serão direcionados os recursos, para quais áreas é necessário recrutar e selecionar novos colaboradores, onde investir em melhorias, e até mesmo entender a satisfação e jornada dos colaboradores e clientes.

Os dados trazem o que é preciso para embasar decisões. Isso poupa o gasto com recursos que são pouco estratégicos, ou ineficientes no longo prazo.

Quer entender onde a sua empresa está errando com BI? Temos um artigo sobre isso, aqui.

Como o BI transforma os negócios

Ok… Falamos aqui sobre vários benefícios e mudanças que o BI traz, mas na prática, como ele transforma os negócios?

Na prática, o BI poupa o tempo que os decisores da organização passariam fazendo cálculos, atualizando números e coletando informações setoriais, automatizando muitos desses processos e trazendo tudo isso pronto, para que o foco seja realmente a tomada de decisões mais estratégicas.

Para os negócios isso é transformador, pois permite que todas as relações fluam com mais liberdade: é possível melhorar a relação com os clientes, trazer cada vez mais inovação nos produtos, entender os melhores pontos de ação de RH na jornada dos colaboradores, implementar treinamentos onde for necessário, ter um controle de estoques mais eficiente, e ainda encontrar falhas antes que elas possam trazer prejuízos sérios.

Por que contratar profissionais de BI?

Atualmente, para construir uma empresa com Inteligência de Negócios que seja efetivo **de verdade**, e não só no papel, você precisa de um time de dados completo.
O profissional de BI hoje, na maioria das empresas, acaba tendo um papel de analista de negócios, como alguém que simplesmente constrói os dashboards nas ferramentas de visualização. Isso é importante, mas também é necessário implementar uma estrutura de engenharia de dados para garantir resultados melhores.

Com isso, os profissionais de BI têm o verdadeiro poder de guiar a transformação necessária dentro das empresas para que elas seja mais data-driven. Eles não são só as pessoas dos dashboards, e sim especialistas que entendem onde focar as energias, e quais são as etapas e tecnologias necessárias para ter uma atuação focada no resultado que a sua empresa pretende alcançar.

No entanto, contratar novos profissionais para implementar uma estrutura de BI pode ser um investimento extremamente alto, e necessita de um planejamento cuidadoso para evitar ineficiências e erros. Por isso existem empresas que podem auxiliar, terceirizando o time de dados e de BI.

O que é BI as a Service?

Entender o panorama real dos negócios é importantíssimo para guiar as melhores estratégias empresariais e alçar vôos maiores.

As ferramentas, tecnologias, processos e profissionais envolvidos nisso são um grande investimento, pois como falamos acima, BI não é só um software ou um profissional, e sim envolve um conjunto de ferramentas, processos, infraestrutura e tecnologias. Isso tudo vem com um custo alto para os negócios, e pode levar um grande tempo de implementação internamente.

Por esse motivo surgiu um serviço no mercado que oferece toda a estrutura de BI de forma terceirizada para ajudar a implementar e executar o que é necessário, trazendo os resultados em menor tempo. Essa empresa terceirizada já conhece as boas práticas, tem um time de especialistas a disposição, além de já ter todas as ferramentas necessárias para prestar esse serviço.

Quer saber mais sobre BI as a Service? Temos um blog exclusivo explicando esse serviço.

Conclusão

A Inteligência de Negócios (BI) é um conjunto de ferramentas, processos, infraestrutura e tecnologia que possibilita que os dados de uma empresa possam ser utilizados para gerar insights e decisões mais ágeis e assertivas. É uma implementação que traz desafios e investimentos, mas que transforma a cultura e resultados das empresas de uma forma revolucionária.

Toda empresa que quer alavancar os seus resultados e crescer de forma acelerada precisa pensar seriamente sobre como está a sua maturidade de dados, e como melhorar a tomada de decisão. Para isso, ter uma estratégia de dados é muito importante, seja implementando uma área interna própria, ou terceirizando esse serviço (BI as a service).

Quer saber mais sobre como usar os seus dados e revolucionar seu negócio a partir de agora? Solicite o seu contato com a Erathos!

O que é ciência de dados?

Nós precisamos conversar sobre Ciência de Dados! Essa combinação de estatística, matemática, programação de ponta, analytics e inteligência artificial é utilizada para extrair os melhores

Read More »

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin