capa ciência de dados

O que é ciência de dados?

Nós precisamos conversar sobre Ciência de Dados! Essa combinação de estatística, matemática, programação de ponta, analytics e inteligência artificial é utilizada para extrair os melhores insights dos dados de uma organização e guiar decisões mais inteligentes.

Neste artigo vamos mergulhar no que é Ciência de Dados, e porque a sua empresa precisa investir nisso imediatamente!

Explicando a Ciência de Dados

A história da Ciência de Dados se iniciou formalmente no ano de 1962 quando o estatístico John W. Tukey escreveu artigos nos quais definiu a existência de uma ciência específica cujo objeto de estudo seria a análise de dados. Poucas décadas depois, o cientista da computação norte-americano Bill Cleveland nomeou e delimitou essa ciência, auxiliando na modernização desse campo.

Basicamente, o que começou como um braço da ciência estatística, acabou se transformando com o passar do tempo, e com o aumento das necessidades de uso de dados e avanço das tecnologias digitais, em algo com proporções ainda maiores. Atualmente, essa ciência contempla ferramentas e processos com base na programação, machine learning, inteligência artificial, infraestruturas de dados e técnicas modernas de análise para suportar o processamento e armazenamento de um grande volume de informações e processos.

Pensando em um contexto organizacional, a ciência de dados é um termo bastante amplo, que contempla várias posições, ferramentas, processos e tecnologias diferentes com o objetivo de levantar e validar hipóteses para o uso de alavancas capazes de otimizar o negócio.

Por que aplicar Ciência de Dados nas Organizações?

De acordo com a Harvard Business Review, toda empresa está em alguma etapa de uma longa jornada até alcançar maior maturidade de dados. Apesar de não ser uma missão que tem um destino final (quando alcançamos a meta, duplicamos a meta! Rsrs), existem diferenças muito marcantes na tomada de decisão de uma organização quando olhamos para o ponto de início desse processo até alguns “degraus” de distância percorridos.

Os dados dentro das organizações podem ser utilizados em várias frentes diferentes:

Produtos

A ciência de dados aplicada aos produtos de uma empresa pode ser usada como produto final, para melhorar a interface dos usuários finais com algum produto existente ou mesmo auxiliar melhorias na fase de desenvolvimento, com base na análise dos dados gerados ao longo do processo.

Operação

Aplicada na operação da companhia, a ciência de dados ajuda a apoiar a operação, melhorando processos, auxiliando na implementação de métricas mais assertivas e guiando a tomada de decisão de forma tecnológica e focada em um cenário real de todas as áreas.

Marketing

No marketing é possível usar os dados para entender as melhores ações, guiar a elaboração de campanhas, diminuir os erros com a comunicação, criar automações de e-mails e de publicações em redes sociais, e ainda ter uma noção estratégica de quem está em contato com a sua marca.

Vendas

Quando pensamos na área comercial das empresas modernas, a maioria se baseia em dados para guiar as estratégias (ou se não o faz, deveria começar já!!): seja para entender quem é a melhor persona para direcionar a oferta de serviços e produtos, ou mesmo para criar ações focadas em cidades e pontos de venda específicos, e até para mensurar os resultados de cada membro da equipe. Uma área de vendas que sabe usar dados é revolucionária para as empresas, ainda mais quando se aplica a previsão de vendas para otimizar a operação.

Recursos Humanos

Ainda existe uma crença equivocada que as áreas de RH funcionam na base do “feeling” ou de execução de processos administrativos, mas nela existem possibilidades excepcionais para usar a ciência de dados. É possível mapear a performance dos colaboradores, ter insights mais assertivos sobre a sua experiência, guiar promoções, demissões, fazer a previsão de turnovers, dimensionar bônus, compreender o impacto da implementação de novos benefícios e também automatizar processos administrativos manuais.

Como aplicar a Ciência de Dados nas Organizações?

A aplicação da Ciência de Dados dentro das organizações ajuda a trazer informações mais assertivas com o uso dos dados para ajudar na tomada de decisões de todas as áreas. Quando é bem utilizada, ajuda a impulsionar mudanças impressionantes no negócio e na forma como a sua marca se relaciona com os clientes.

Exemplos da aplicação da Ciência de Dados:

Startups

Esse perfil de organização foca no desenvolvimento e lançamento de um ou mais produtos escaláveis no mercado, geralmente de forma disruptiva, ou trazendo inovação para algum segmento através do uso da tecnologia.

  • Previsão de churn de clientes;
  • Otimização de produto e fluxo da jornada do cliente;
  • Forecast de vendas;
Saiba mais sobre como alavancar a jornada data-driven da sua Startup clicando aqui.

Varejo

No varejo, compreender o cliente final, entregar produtos e experiências de compra cada vez mais personalizadas e acompanhar as métricas das vendas e de toda a logística envolvida na marca é fundamental para uma empresa de sucesso. Com a ciência de dados é possível:

  • Criar pipelines mais rápidos e eficientes, possibilitando um acompanhamento integrado das vendas, logística e gestão de forma unificada;
  • Entender as preferências do consumidor para ser capaz de otimizar o mix de produtos, melhores formas de aumentar o ticket médio, e ter insights melhores para distribuir os produtos na prateleira;
  • Compreender quais são as melhores formas de chegar no seu público-alvo, através de estratégias de marketing e vendas mais assertivas e com base em dados e na análise do comportamento de compra.

Entretenimento

Nesse segmento é possível coletar e usar dados dos usuários para trazer a melhor combinação de cenários para a escrita de roteiros mais engajadores, oferecer programações personalizadas, entender quais são os assuntos mais comentados e relevantes, e decidir a escalação de elenco com base na popularidade do público. Além disso:

  • Produção de filmes, séries e projetos culturais: analisar e mapear os melhores pontos de contato para promover diferentes tipos de conteúdos. Um case muito famoso da utilização dessa ciência para a criação de soluções de entretenimento é o da Netflix, com a série House of Cards;
  • Compreender a demanda para produtos e soluções;
  • Entender qual é a melhor estratégia para criação e oferta de produtos direcionados para o público-alvo, com base na sua popularidade e preferências.

Construção Civil

Os dados na construção civil vêm sendo utilizados de forma cada vez mais constante, para todos os tipos de empresas dentro desse segmento:

  • Através da ciência de dados é possível entender o tempo que leva para finalizar e antecipar etapas dentro das obras de forma mais eficiente;
  • Prever a demanda ou orçar materiais de construção mais baratos e assertivos;
  • Encontrar as melhores oportunidades de terrenos para construção;
  • Entender necessidades de design e arquitetura para os diferentes consumidores, para criar projetos que atendam a uma demanda real, diminuindo o risco imobiliário das construtoras.

Saúde

O uso da ciência de dados na área da saúde é importante e ajuda a salvar vidas. Algumas aplicações são capazes de:

  • Dimensionar a necessidade de suprimentos e equipamentos de emergência para auxiliar em áreas de urgência e emergência;
  • Utilizar as soluções de inteligência artificial para acompanhar marcadores de saúde importantes e diminuir riscos de infecções hospitalares e sepse;
  • Melhorar a gestão hospitalar e logística, diminuindo gastos e ineficiências em situações cotidianas ou de crise
  • Otimização de triagens e históricos médicos;
  • Melhor reconhecimento de imagem para diagnósticos.

Agronegócio

No Agronegócio a Ciência de Dados pode trazer formas inovadoras de otimizar toda a infraestrutura agropecuária. Entre algumas soluções:

  • Dimensionamento e planejamento para o uso de insumos agrícolas, agrotóxicos e sementes;
  • Análise de risco para seguros rurais;
  • Modelagem de investimentos, risco e retorno para produtores de todos os portes.

Conclusão

O uso da Ciência dos Dados é revolucionária para organizações de todos os segmentos do mercado. Através do uso aplicado da matemática, estatística e uma série de ferramentas, processos e métricas, é possível construir uma empresa cada vez mais data-driven e entregar soluções de impacto para clientes e para o mercado.

As possibilidades são inúmeras, e para aplicá-las é preciso ter uma estratégia para os dados da sua empresa, criando um plano de ação com base nas melhorias que precisam acontecer.

Usar a Ciência de Dados para guiar as decisões dos negócios se trata de uma jornada, que envolve múltiplas etapas e implementações diferentes. Por esse motivo é preciso ter as pessoas certas jogando no seu time, e empresas como a Erathos são fundamentais para ajudar nisso.

Solicite um contato para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a ser data-driven em menos tempo, preenchendo o formulário abaixo, ou clicando no ícone do WhatsApp.

O que é ciência de dados?

Nós precisamos conversar sobre Ciência de Dados! Essa combinação de estatística, matemática, programação de ponta, analytics e inteligência artificial é utilizada para extrair os melhores

Read More »

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin