startup-dados

Porque sua startup deveria começar a jornada data-driven agora.

Para todas as empresas, começar uma operação de data analytics pode ser um grande desafio, mas sem dúvidas é também uma das maiores oportunidades do negócio. Sabemos que tornar seu negócio data-driven pode levar meses ou até anos, inclusive em grandes empresas, por isso chamamos esse processo de jornada data-driven. Para startups que buscam entregar valor rapidamente pode parecer algo fora de alcance.

Um estudo de 2018 revelou que dados e analytics não entram na lista de prioridades das startups, que normalmente escolhem manter o foco em desenvolvimento de produto e prova social. Além disso, o resultado da pesquisa aponta algumas das principais barreiras para startups na implementação de análise de dados, entre os fatores estão tempo, finanças, capacidade da equipe e estratégia de negócios.

As startups precisam de análise de dados? Com certeza sim!

Se tivéssemos mais dinheiro, empregaríamos alguém para analisar os dados de produtos e clientes [...] vejo o valor disso, mas por enquanto não é prioridade.”

Um entrevistado de The Role of Data Analytics in Startup Companies: Exploring Challenges and Barriers, 2018

Imagino que você esteja enfrentando algumas dessas barreiras agora, mas a boa notícia é que o cenário dos dados está evoluindo rapidamente e essa inovação constante na área trouxe conceitos como de “Modern data stack”, que  está facilitando o acesso a data analytics para startups. Para ajudar, nós separamos um post com 3 passos para alcançar a maturidade de dados na sua startup, com ou sem time de dados.

Mas como ter dados confiáveis desde o início pode ajudar a jornada data-driven da sua startup?

Where there is data smoke, there is business fire! 🔥"

Thomas Redman.

Eles vão ajudar você a entender, por exemplo, o que priorizar, abandonar ou o que já funcionou e deve ser replicado. Esse conjunto de iniciativas de dados te permite medir e compreender com maior precisão o sucesso e o fracasso dos seus esforços, algo essencial para construir um cenário ideal e promissor para sua empresa nesse ambiente rápido e complexo das startups.

Nunca é tarde para começar sua jornada data-driven, mas o quanto antes fizer isso mais preparada sua equipe estará para tomar decisões inteligentes e estratégicas com maior assertividade. E à medida que seu negócio cresce será mais fácil manter o alinhamento entre os KPIs, metas e prioridades.

Bom, se até aqui você ainda não se convenceu de que esse é o melhor caminho para a expansão do seu negócio listamos abaixo algumas vantagens de ser uma startup realmente data-driven:

Vantagens:

  1. Entender como os usuários se comportam e engajam com seu produto, serviço ou website.
  2. Mensurar métricas como CAC e LTV para garantir a saúde financeira do negócio.
  3. Compreender os melhores canais, estratégias e discursos para aquisição de novos clientes.
  4. Realizar diversas experimentações através de testes para otimizar a performance.
  5. Personalizar e aprimorar a experiência do seu cliente entendendo toda a sua jornada, da captação ao engajamento com o produto.
  6. Saber priorizar novas iniciativas como features, produtos ou serviços.
  7. Mapear problemas e oportunidades em novos segmentos para expansão do negócio.
  8. Tudo isso sem desperdiçar tempo com relatórios manuais ou preparando dados para análises.

Para concluir, agora que você sabe sobre os principais benefícios de ser uma startup data-driven, espero que você esteja pronto para tomar a decisão que vai mudar a vida do seu negócio! Comece agora a usar seus dados com expertise, de forma estratégica e com constância seguindo esses 3 passos que separamos em outro post blog.

O que é ciência de dados?

Nós precisamos conversar sobre Ciência de Dados! Essa combinação de estatística, matemática, programação de ponta, analytics e inteligência artificial é utilizada para extrair os melhores

Read More »

O que é ETL?

A gente sabe que você provavelmente já esbarrou por aí pelo termo “ELT” ou “ETL” na sua busca por criar uma organização data-driven. Neste blog

Read More »

O que é Análise RFM?

Muitas empresas têm dificuldades em saber quais são seus melhores clientes, normalmente analisam apenas uma métrica e dessa forma acabam resumindo o comportamento do cliente

Read More »

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin