qual é o profissional de dados ideal para sua empresa capa

Escolha o profissional de dados ideal para sua empresa

Então você quer ter uma empresa Data-Driven, não é mesmo?! 😉

Isso significa que você provavelmente já pesquisou as vantagens de lançar uma operação de dados, entendeu quais são as principais infraestruturas que precisam ser implementadas, entende como construir a sua Modern Data Stack, e quer começar imediatamente… Mas, como escolher o profissional de dados ideal para alavancar a sua estratégia?

Nesse blog nós vamos te explicar quais são os principais profissionais de dados e como cada um deles pode ajudar em cada momento de maturidade da sua operação.

Qual é a maturidade de dados da sua empresa?

E se a gente te contar que toda empresa está em algum degrau da sua jornada data-driven, mesmo que ainda não saiba disso?
Por isso é importante saber qual é a maturidade de dados da sua empresa. Existem algumas formas de fazer isso:

Quais são os resultados que a sua organização busca alcançar usando os seus dados?

Antes de mais nada é preciso iniciar toda operação estratégica na sua empresa com um bom planejamento. Afinal, como saber quem contratar e onde fazer implementações sem ter uma visão completa da situação, e entender onde se quer chegar?

Nessa etapa é preciso unir um panorama bem delimitado do que está acontecendo, e o conhecimento do que é necessário implementar. Por isso, a gestão da empresa precisa estar alinhada com quem estará à frente da estratégia de dados, criando um projeto detalhado.

Mas não tem porquê caminhar sozinho nessa jornada!

Caso você esteja iniciando esse projeto do zero, a sua empresa pode contar com a ajuda de parceiros estratégicos, ou de uma equipe de engenharia de dados e BI, que irão sinalizar as melhores implementações para o seu momento.

Profissionais de dados

Em cada fase da maturidade de dados da sua empresa, é importante ter os profissionais certos na sua equipe. Por isso, vamos explicar o que cada um deles faz, e como eles podem ajudar a sua empresa a avançar em sua jornada data-driven de acordo com cada fase de maturidade.

Para compreender as diferentes fases de maturidade de dados da sua empresa, a Erathos preparou um framework próprio para ajudar a identificar qual é a fase em que o seu negócio está:

1) Entenda o seu passado, com Engenharia de Dados e BI

Nessa primeira etapa da jornada data-driven o objetivo é encontrar uma forma de fazer com que os seus dados estejam prontos para serem analisados, disponíveis quando for necessário e atualizados com agilidade. Ou seja: unificar as suas fontes de dados, passando-as para um modelo analítico, que ajuda a evitar que a informação fique segregada em áreas e sistemas diversos, ou seja: os chamados data silos.

Ao implementar a estrutura necessária para tratar os dados já coletados é possível ter uma boa perspectiva de tudo o que foi feito na empresa e construir dashboards contendo séries históricas e acompanhar a evolução das métricas por período.

Outros pontos importantes para se trabalhar nessa etapa é a data literacy da sua empresa (alfabetização de dados) e implementar formas de melhorar a cultura de dados em todas as áreas, trazendo seus colaboradores para dentro da estratégia.

2) Acompanhe o seu presente, usando Analytics e BI

Quando a sua empresa tem uma boa infraestrutura de dados, BI e Analytics implementada, fica mais fácil analisar os cenários anteriores e ter os argumentos necessários para que você possa entender e agir quando algo sai do que é esperado, ou identificar novas oportunidades com base no que já foi implementado, abrindo espaço para ainda mais inovação.

Depois que você abre acesso aos dados e oportunidades que são desbloqueadas com a sua infraestrutura de dados, fica muito mais fácil implementar a sua estrutura de Analytics e BI, para ter esse panorama mais claro, com análises Ad-hoc, o uso de estatísticas e análises mais robustas, como RFM e MBA (Market Basket Analysis), o estabelecimento de objetivos de longo prazo realistas e reforço de resultados.

Nesta etapa, a sua empresa já saiu da fase de implementação básica, já consegue fazer análises mais robustas e já é capaz de pensar em automatizar determinadas tarefas. Quando a organização já está pronta para implementar tecnologias computacionais mais especializadas, significa que ela está chegando na terceira fase.

3) Preveja o seu futuro, com o uso de Inteligência Artificial

O desejo de muitos empreendedores quando pensam em lançar uma estratégia de dados é ter esse processo cada vez mais moderno, automatizado e com inteligência artificial, machine learning e deep learning em diversos níveis. Porém, isso não é algo que acontece da noite para o dia.

Quando a sua empresa está pronta para implementar tecnologias com base em inteligência artificial significa que está bastante avançada em sua maturidade de dados, e nessa etapa é preciso ter profissionais adequados para utilizá-las.

Ao longo da análise de dados que acontecem nas outras etapas da empresa é possível entender quais são os problemas, cenários que se repetem com mais frequência e oportunidades de otimização, para poder minimizar esses erros com a implementação de automação e inteligência artificial.

Observações importantes sobre maturidade de dados

Apesar de termos esquematizado a maturidade de dados em um framework, é importante ter em mente que não se trata de um processo linear.

Por exemplo: uma empresa pode ter pontos que podem ser trabalhados simultaneamente, como é o caso de algumas áreas que já possuem uma atuação muito voltada a dados, ou infraestrutura de dados que já é escalável, podendo aplicar BI e Inteligência artificial em pouco tempo… Essa é uma questão que varia de organização para organização, e pode ser mensurada de várias maneiras diferentes.

Somente uma análise cuidadosa da maturidade de dados da sua empresa poderá delimitar o que será necessário para avançar em cada uma dessas etapas. Portanto, é importante ter bons profissionais de BI, Analytics, Engenharia e Ciência de Dados próximo para auxiliar em cada fase.

Engenheiro de Dados

Dentro das empresas, o engenheiro de dados é o profissional responsável principalmente por coletar e tratar os dados, deixando-os em um padrão que seja apropriado para seu uso em todas as áreas da organização e dentro de um banco de dados analítico. Ele ainda é responsável pelos mecanismos de atualização desses dados.

Esse é o profissional que irá extrair os dados crus e modelá-los de forma útil para que os analistas e cientistas de dados possam gerar relatórios e insights mais inteligentes para os stakeholders da sua empresa sem desperdiçar tempo coletando e tratando informação.

Analista de Dados

Esses profissionais são responsáveis por fazer a análise dos dados e informações com o objetivo de resolver problemas dentro da organização: seja implementando novas estruturas, ajudando a formular novas estratégias ou mesmo traduzindo os dados para formatos em que sejam inteligíveis para todas as partes interessadas dentro de uma organização. É o Analista que irá implementar e analisar os famosos Dashboards nas ferramentas de BI e fornecer relatórios completos da situação da empresa.

Cientista de Dados

Dentro de todo o processo de implementar uma estratégia de dados, esse profissional, é importante para identificar problemas e oportunidades provenientes da análise de dados, entender e determinar as principais variáveis e conjuntos de dados, coletar dados estruturados e não estruturados, limpar e validar os bancos de dados para garantir eficiência, fazer auditoria.dos dados e identificar padrões e tendências no conjunto de informações disponíveis.

Com a atuação de um cientista de dados é possível chegar a conclusões importantes e identificar oportunidades para guiar a tomada de decisão.

Conclusão

Para cada etapa da sua jornada data-driven existe um profissional de dados que pode auxiliar a sua empresa a alcançar patamares ainda mais altos, e revolucionar a sua estratégia.

Cada profissional dentro do seu time de dados tem um papel fundamental na sua jornada data-driven, seja ele um cientista, analista ou engenheiro de dados, mas a gente compreende que é um custo alto para contratar uma equipe inteira e ainda aplicar as implementações necessárias em termos de ferramentas e infraestrutura, mas essa não é a única forma de garantir esse processo…

Uma outra alternativa, que tem sido bastante utilizada no mercado, é a contratação de especialistas que oferecem o serviço de BI, com a terceirização de uma equipe completa de dados para guiar a sua empresa por todos os estágios de maturidade de dados. Empresas como a Erathos oferecem esse serviço, através de uma metodologia própria e altamente científica, para te ajudar a gerar valor com os seus dados em tempo recorde.